Imagine um penso higiênico como um sanduíche de produtos químicos e ultra-processados, cada camada tem um papel específico:
1. A camada superior: É a parte em contato com a pele. Permeável, deixa passar o fluxo mantendo a superfície seca graças ao polipropileno que o compõe em sua maioria.
2. O núcleo absorvente: É aqui que se esconde a maior parte dos agentes químicos e dos desreguladores endócrinos, a celulose, acompanhada do seu fiel companheiro, o polímero super absorvente (SAP).
3. A camada de distribuição: Não teria pensado nisso, mas foi; um sistema de irrigação em sua proteção , distribuindo o líquido por toda a superfície da toalha.
4. Barreira impermeável: geralmente feita de polietileno.
5. Adesivo: para anexá-lo à sua roupa interior!
Celulose: este agente discreto
Representando 40 a 60% da composição total, a celulose é o componente principal dos absorventes higiênicos. Mas o que é isso exatamente?
Origem e natureza
A celulose é um polímero, extraído principalmente da madeira. São fibras minúsculas provenientes de árvores como o pinheiro ou o eucalipto. É o mesmo material que dá rigidez às plantas!
A dupla de choque: celulose e SAP
Em guardanapos modernos, a celulose faz parceria com polímeros super absorventes (SAP)
Conclusão
Da próxima vez que usar um absorvente, você saberá que está segurando em suas mãos um pequeno sanduíche de compostos químicos e materiais ultraprocessados, cujo principal componente, celulose, é tão comum quanto fascinante. Todos estes componentes constituem um verdadeiro cocktail de desreguladores endócrinos e agentes perturbadores da sua flora vaginal
Então, impressionado pela composição de absorventes higiênicos ? Quer saber mais sobre as preocupações e efeitos sobre a sua saúde?
Comments